Muito falamos sobre as necessárias conformidades das empresas com as legislações que envolvem a atuação destas. De fato, o denominado compliance é um diferencial competitivo, sobre o qual vamos falar sob duas óticas.
A primeira visão que queremos chamar atenção é o diferencial competitivo representado pela imagem da empresa no mercado (para concorrentes, órgãos de fiscalização e consumidores). Uma empresa que sabe demonstrar que possui conformidades, que cuida de sua imagem no mercado tem diferencial competitivo em relação àquelas que têm o mesmo zelo. Basta olharmos quando acontece justamente o contrário: uma empresa flagrada em algo legal e socialmente condenável.
Um exemplo – ainda que não diretamente ligado ao direito do consumidor – é a recente inclusão da fazenda ligada ao nome do cantor Leonardo em lista de trabalho escravo e toda repercussão gerada.
Houve ou não uma falha de compliance? A se apurar. De toda sorte, a implantação de compliance reduz riscos e tende a reduzir mais os riscos exatamente mais graves, tanto às pessoas envolvidas quanto – por consequência – à imagem da empresa.
Respeito legislativo da empresa
A segunda visão que vamos falar hoje é a redução de riscos de ações fiscalizadoras, sanções administrativas e ações indenizatórias. Nota-se que se trata de uma visão aparentemente decorrente da primeira. Sendo ou não, é fato que uma empresa que respeita os direitos do consumidor, sabe demonstrar tal respeito legislativo de forma a agregar valor, está cada vez menos sujeito aos riscos inerentes às atividades desenvolvidas, em relação às empresas sem compliance.
Consumidores, não apenas no Brasil, estão mais exigentes com o produto e o serviço, mas também com a marca, com o que a marca representa. Não por acaso, ouvimos falar cada vez mais da importância de uma boa reputação das empresas. É importante destacarmos que entre as medidas fundamentais de compliance está a adoção das chamadas medidas antirracistas.
Com efeito, respeitar o ser humano, seus direitos, seus sonhos e desejos, é fundamental para o sucesso de uma empresa e de sua reputação.
Imagem: Canva
Flávio Henrique Caetano de Paula Maimone