Home / Artigos / Conheça implicações do Direito do Consumidor nas redes sociais

Conheça implicações do Direito do Consumidor nas redes sociais

with Sem comentários

Os brasileiros se envolveram (e muito) com as mídias sociais, sendo a principal categoria on-line do Brasil. O crescimento de acesso se deu de tal forma que levou o Brasil a ser o 3º maior consumidor de redes sociais do mundo.

Com tamanho acesso, é natural um interesse também comercial nas redes. Mas, quais os direitos do consumidor nesse caso?

Primeiro, o consumidor deve ter informação e percepção clara e transparente de que se trata de publicidade, em posts de influenciadores. Isso quer dizer que eventual publicidade camuflada, depoimentos falsos de celebridades e de influenciadores, além de parcerias comerciais não informadas representarem situações e práticas que  podem violar direitos do consumidor.

Para que não haja violação, o consumidor deve ser informado que há publicidade, que a declaração do influenciador digital é direta ou indiretamente paga. O consumidor que perceber publicidade indireta ou de qualquer outra forma ilícita deve denunciar as práticas que perceber inadequadas, tanto à rede social, quanto à marca e, ainda, aos órgãos de proteção e defesa do consumidor para que haja medidas que corrijam os erros e coíbam novos abusos.

Proteção de dados também nas redes sociais

Além disso, é fundamental que o consumidor se atente para a privacidade e a proteção de seus dados pessoais, sendo devidamente informado sobre os tratamentos de seus dados pessoais.

Importante lembrar que a liberdade de expressão encontra – como qualquer outro direito e liberdade – limite. E o limite, muitas vezes, é a honra e a imagem alheias.

Registrada essa advertência, as mídias sociais podem parecer terra de ninguém, mas devem obedecer à legislação brasileira, na qual se incluem o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Fique atento.

Disponível em: www.olondrinense.com.br

Foto: Pixabay