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Os golpes mais comuns contra os consumidores e como se proteger

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No mundo digital, nossos dados e nossa privacidade são disputados no mercado, já que os dados pessoais permitem às empresas um direcionamento de publicidade, aumentando as chances de venda. O problema é que não cuidamos adequadamente de nossos dados e os confiamos facilmente a terceiros que, muitas vezes, podem fazer uso indevido dos dados, não os protegendo adequadamente.

De um lado, a ausência de cuidados com as informações pessoais e de, outro, a ausência de governança e política de segurança de informações, abre espaço para golpes. Um dos mais comuns é o phishing: golpistas enviam e-mails falsos para “pescar” dados dos consumidores. Fingem ser bancos ou lojas on-line e usam estratégias para obter informações pessoais, conseguindo até mesmo senhas e números de cartão de crédito. Então, muita atenção! Para se proteger, o consumidor deve desconfiar de e-mails recebidos, identificar cuidadosamente os remetentes e, principalmente, evitar clicar em links suspeitos. Se ficar em dúvida sobre o e-mail, entre em contato com a loja ou banco e verifique se, realmente, se trata de um email deles.

Um outro problema são sites de compras falsos, que prometem produtos a preços irresistíveis. O consumidor, antes de fazer uma compra, precisa se certificar que se trata de empresa idônea, pesquisando sobre a reputação do site, se há comentários negativos ou denúncias de fraudes. Uma das formas de se proteger é comprar em lojas conhecidas e de site possui protocolos de segurança, como o HTTPS.

Acrescente-se que devemos ter cuidados com as faturas de cartão de crédito e serviços de telecom e não sairmos, simplesmente, pagando sem checar. Em caso de cobranças suspeitas, entre em contato imediatamente com a operadora do cartão ou a empresa responsável para contestar as cobranças e solicitar o cancelamento dos serviços não autorizados. Caso já haja pagamento, o consumidor deve receber de volta o pagamento feito, no valor igual ao dobro do que pagou em excesso.

É bom lembrar que as redes sociais também se popularizaram e, assim, se tornaram um terreno fértil para golpistas. Para se proteger, a autenticidade do perfil precisa ser analisada pelo consumidor.

Esses golpes demonstram como devemos ficar atentos. É fundamental cuidarmos de nossos dados pessoais e exigirmos das empresas que tomem medidas preventivas, demonstrando-as aos consumidores. Além disso, estar bem informado e consciente dos direitos é uma importante ferramenta para proteção e também para evitar prejuízos!

por Flávio Henrique Caetano de Paula Maimone

Disponível: www.olondrinense.com.br