Os consumidores compartilham várias informações pessoais, sendo muitas delas de natureza confidencial. De uma forma ou de outra, os planos de saúde têm acesso ao histórico médico completo, incluindo exames, mas não se restringindo aos dados de saúde, pois os dados bancários e de contato também estão com nossos planos de saúde.
Com a crescente digitalização do setor, a segurança desses dados se torna uma questão cada vez mais crucial.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi publicada em 2018, estabelecendo regras e princípios para o tratamento de dados, desde a consulta, passando pela coleta, armazenamento, transferência e uso de dados pessoais por empresas e órgãos públicos. As operadoras de planos de saúde, como controladoras desses dados, são obrigadas a garantir sua segurança e confidencialidade.
No entanto, diversos desafios persistem:
Vazamentos de dados: Falta de treinamentos das equipes, além de invasões cibernéticas e falhas de segurança podem comprometer a privacidade dos dados dos consumidores, expondo-os a riscos como fraudes e discriminação.
Falta de transparência: As operadoras de planos de saúde devem ser claras e transparentes sobre como coletam, usam e compartilham os dados dos consumidores, mas nem sempre isso acontece.
Dificuldade de acesso e controle: Os consumidores podem ter dificuldade em acessar seus dados pessoais e em controlar como eles são utilizados, violando princípios da LGPD.
É fundamental que os consumidores estejam cientes dos seus direitos e tomem medidas para proteger seus dados:
Solicite informações: Antes de contratar um plano de saúde, peça à operadora informações detalhadas sobre como ela coleta, usa e protege seus dados. Se já tem plano, faça o mesmo: questione sobre as políticas de segurança de seus dados.
Leia os termos de uso: Preste atenção aos termos de uso do plano de saúde e certifique-se de que você concorda com a forma como seus dados serão utilizados. É preciso sair da cultura do “clique no ok”.
Exerça seus direitos: Você tem direito de acessar seus dados, solicitar sua correção ou exclusão, e cancelar seu consentimento para o uso dos seus dados.
As operadoras de planos de saúde estão obrigadas a tomar medidas para garantir a segurança dos dados dos consumidores:
Investir em segurança cibernética: Implementar medidas robustas para proteger os dados contra acessos não autorizados, uso indevido e vazamentos.
Realizar treinamentos: Preparar a equipe e reciclá-la constantemente sobre o tratamento de dados pessoais e sobre as políticas de privacidade.
Implantar a LGPD e realizar assessment: Além de implantar políticas claras exigidas pela Lei Geral, realizar auditorias e avaliação de conformidade com a LGPD para identificar o nível de maturidade do plano de saúde em relação à LGPD.
A segurança dos dados pessoais dos consumidores é uma responsabilidade compartilhada entre operadoras de planos de saúde, laboratórios, médicos, clínicas e demais parceiros integrantes dessa complexa cadeia. Como consumidores, devemos tomar medidas para proteger nossos dados, fomentando a proteção de nossa privacidade para que sejamos respeitados e para que nossos direitos sejam preservados.
Lembre-se: seus dados pessoais são seus! Você tem o direito de saber como eles são usados, de que forma os planos de saúde os defendem contra usos indevidos.
Por Flávio Henrique Caetano de Paula Maimone
Disponível em: www.olondrinense.com.br