Home / Artigos / Sem médico na rede credenciada? Saiba seus direitos e como proceder

Sem médico na rede credenciada? Saiba seus direitos e como proceder

with Sem comentários

 

Quando você se depara com a situação de não encontrar um médico na rede credenciada do seu plano de saúde dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é importante saber que você tem direitos e opções para garantir o atendimento necessário.

Antes disso, precisamos ter clareza quanto ao prazo para atendimentos! Conheça alguns deles:

Consulta básica  pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia 07 (sete) dias
Consulta nas demais especialidades médicas 14 (catorze) dias
Consulta/sessão com fonoaudiólogo; nutricionista; psicólogo; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; enfermeiro obstetra ou obstetriz 10 (dez) dias

Se você não conseguir atendimentos nesses prazos, sugerimos esses passos:

1. Reembolso de despesas

Você pode buscar atendimento fora da rede credenciada e solicitar o reembolso das despesas médicas. Entre em contato previamente com o plano de saúde, informe que não está encontrando médico na rede credenciada e peça por médico fora da rede credenciada com pagamento pelo plano. O plano de saúde deve reembolsar integralmente os custos do atendimento realizado. Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem o pagamento, como notas fiscais e recibos.

2. Solicitar atendimento em outra localidade

Se não houver um médico disponível na sua cidade, o plano de saúde deve oferecer cobertura em municípios vizinhos ou na região de saúde à qual o município está vinculado. Isso garante que você possa receber o atendimento necessário sem grandes deslocamentos.

3. Ação judicial

Caso o plano de saúde não respeite os prazos ou não ofereça as alternativas mencionadas, o consumidor pode recorrer a um advogado especializado para buscar seus direitos na justiça. Essa medida pode ser necessária para garantir que você receba o atendimento adequado.

Atendimento médico no prazo

Para todas as situações, é fundamental entrar em contato com o plano de saúde antes de efetivar a alternativa, buscando com o plano o atendimento no prazo. Muitas vezes, o próprio plano vai conseguir atendimento e pagar diretamente pelo profissional desejado. Sempre anote os protocolos e dias/horários de atendimento e peça cópia das gravações. Guarde os protocolos anotados para utilizá-los caso precisar.

Conhecer seus direitos é fundamental para garantir que você receba o atendimento médico necessário, mesmo quando há dificuldades na rede credenciada do seu plano de saúde. Não hesite em buscar informações e exigir que seu plano de saúde cumpra suas obrigações, inclusive fazendo reclamações no PROCON e na ANS.

Você já passou por alguma situação semelhante com seu plano de saúde?

Por Flávio Henrique Caetano de Paula Maimone